22 de junho de 2013

Passeio virtual pela missão jesuítica em seus tempos áureos

As Missões Jesuíticas renascem das ruínas para o ambiente digital trazendo a tona um importante fenômeno da civilização missioneira no Sul do Brasil. Ocorrida nos séculos XVII e XVIII, faz parte da história de países como Argentina e Paraguai, assinalando também, o principio da história do Rio Grande do Sul. 

Fundada em 1687, por padres espanhóis da Companhia de Jesus, a Redução de São Miguel Arcanjo, no Rio Grande do Sul, chegou a ter 4,5 mil habitantes. Sua existência, entretanto, teve curta duração; foi destruída durante as guerras de 1754 e abandonada no século XIX.


A Redução de São Miguel Arcanjo foi declarada Monumento Nacional em 1938 pelo Governo Federal Brasileiro e reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983. O Projeto Missões - Computação Gráfica, nos anos 90 recuperou de forma gráfica e digital as imagens do conjunto projetado pelo arquiteto Gian Batista Primoli, permitindo ao público um passeio virtual através do conjunto, na época de sua fundação em 1687.

Este projeto foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Computação Gráfica da UNISINOS em convênio com o IPHAN e recentemente tivemos acesso a algumas imagens pela web.

Vale a pena conferir! Reflete muito do que sentimos ao visitar as atuais Ruínas do Sítio Arqueológico e imaginar como seriam as reduções jesuítico guaranis no seu apogeu.


Projeto Missões - Núcleo de Computação Gráfica Unisinos 
Passeio virtual pela igreja de São Miguel Arcanjo à época de sua fundação


Continuando o passeio virtual pela redução de São Miguel Arcanjo, a Igreja: